Curitiba, agosto de 2025 – A SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos participa da construção da ponte de acesso que conectará o futuro Complexo Pequeno Príncipe Norte ao sistema viário do bairro Bacacheri, em Curitiba (PR). Sob responsabilidade da RAC Engenharia S.A., a obra marca o início das intervenções que viabilizarão um dos maiores investimentos em saúde infantil da região Sul do Brasil, ampliando a estrutura de atendimento pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, o maior da América Latina dedicado exclusivamente a crianças e adolescentes.
A ponte em construção estabelecerá a ligação entre as vias públicas do Bacacheri e o terreno onde será implantado o Complexo Pequeno Príncipe Norte. Além da ponte, estão sendo executadas obras de infraestrutura, como drenagem, contenções e adequações viárias no entorno. Com medidas personalizadas da SH, a obra teve ganhos expressivos de produtividade, com aumento de até 25% no ritmo das atividades estruturais e redução de custos com mão de obra em 30%, quando comparado a métodos tradicionais.
“Entre as soluções adotadas no projeto destacamos os escoramentos dimensionados para grandes vãos, que permitiram reduzir interferências no canteiro e acelerar o ciclo de concretagem, além de formas modulares metálicas, que contribuíram para maior agilidade na montagem, melhor acabamento das estruturas e redução significativa no uso de madeira e outros insumos”, comenta Eduardo Vasconcellos, Gerente da unidade da SH em Curitiba.
Essa fase da obra, iniciada em janeiro de 2024, é fundamental para preparar o terreno e garantir as condições de acesso às futuras edificações. A previsão de conclusão da ponte e das demais intervenções de infraestrutura é para 2025, criando as condições necessárias para as próximas fases do projeto, atualmente em processo de licitação.
Obra estratégica para a cidade e para a saúde infantil
O Complexo Pequeno Príncipe Norte será composto por um hospital-dia com 36 leitos, seis salas cirúrgicas e 12 leitos de terapia infusional, além de um hospital dedicado ao atendimento pediátrico de média e alta complexidade. O projeto inclui ainda as Faculdades Pequeno Príncipe, voltadas à formação de profissionais da saúde, e um centro cultural dedicado à inclusão social, arte e educação.
A nova infraestrutura trará benefícios diretos para a população do Bacacheri e de toda Curitiba, não apenas ao facilitar o acesso ao futuro complexo hospitalar, mas também ao melhorar a mobilidade urbana e o fluxo de veículos e pedestres na região.
De acordo com Vasconcellos, a participação da empresa no projeto carrega um significado especial, tanto do ponto de vista técnico quanto social. “Participar da construção do Complexo Pequeno Príncipe Norte representa, para a SH, mais do que um compromisso técnico. É a oportunidade de contribuir para um projeto que deixará um legado social importante para Curitiba e para a saúde infantil brasileira”, afirma o executivo.
Inovação técnica e parceria: as soluções construtivas aplicadas
Na execução da ponte e das obras de infraestrutura, a SH fornece diversos sistemas construtivos que incluem formas metálicas para pilares, vigas e tabuleiros da ponte, além de escoramentos metálicos de alta capacidade, utilizados para suportar as cargas durante a concretagem. Além do fornecimento dos equipamentos, a SH oferece suporte técnico especializado, com elaboração de estudos e projetos de montagem, acompanhamento em campo e foco na otimização dos processos e na segurança da execução.
O projeto é um exemplo de como a engenharia pode impulsionar a produtividade no canteiro e gerar impacto social positivo. “Desenvolvemos soluções específicas para as demandas da obra, com foco na otimização dos processos, redução de prazos e custos, sem comprometer a segurança e a qualidade. Esta iniciativa reafirma o potencial da engenharia como agente de transformação e desenvolvimento para a sociedade”, finaliza o gerente da unidade.
A parceria entre a RAC Engenharia e a SH, que já soma mais de 17 anos de colaboração em diversos empreendimentos no Sul do Brasil, se fortalece com a execução da ponte para o Complexo Pequeno Príncipe Norte.