Em um passo estratégico rumo ao fortalecimento da gestão urbana sustentável, o Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) assinaram nesta quinta-feira (30), em Nova York, nos Estados Unidos, uma Carta de Parceria que marca o início da criação, no Paraná, do Observatório Inteligente das Cidades. A cerimônia, na sede da ONU, contou com a presença do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, e do diretor do Escritório de Nova York ONU-Habitat, André Dzikus.
A iniciativa, inédita no Brasil, será desenvolvida em parceria com as universidades estaduais, as secretarias de Estado das Cidades (Secid) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com suporte da Secretaria de Estado do Planejamento e em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
O projeto prevê a instalação de uma unidade do observatório em cada universidade estadual, além de um escritório central em Curitiba, com o objetivo de integrar dados, inovação e tecnologia para apoiar prefeitos e equipes técnicas na construção de cidades mais resilientes, inclusivas e preparadas para os desafios do futuro.
PREPARAÇÃO DAS CIDADES – Além de promover o desenvolvimento urbano sustentável, o observatório também terá papel fundamental na preparação das cidades para eventos climáticos extremos, como alagamentos e deslizamentos, aprimorando a capacidade de resposta das administrações locais.
O secretário do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que a parceria representa a materialização de um planejamento que busca transformar e priorizar o crescimento ordenado e a sustentabilidade. “O papel central do planejamento é garantir que o rápido desenvolvimento paranaense seja acompanhado por uma infraestrutura adequada e serviços urbanos eficientes que melhora a qualidade de vida”, disse.AGENDA 2030 – A Carta de Parceria reforça o compromisso do Paraná com a Agenda 2030 da ONU e com a Nova Agenda Urbana, consolidando o Estado como um hub de excelência da Coalizão Local 2030 das Nações Unidas. Embora não vinculante, o documento estabelece as bases para futuras cooperações técnicas e institucionais entre as partes.
Com a assinatura, o Paraná se posiciona como referência nacional em políticas públicas voltadas à inteligência urbana, sustentabilidade e inovação na gestão municipal.
CONFERÊNCIA GLOBAL – O Governo do Paraná também marcou presença, nesta semana, na Conferência Global do Dia Mundial das Cidades 2025, em Xangai (China), nos dias 26 e 27 de outubro. Representantes da Superintendência Geral do Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES) apresentaram, no evento, as ações desenvolvidas no Estado relacionadas às Cidades e Comunidades Sustentáveis, item número 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre as ações destacadas pelo Paraná estão o Polis (Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável), que fornece informações, metodologias e ferramentas para os municípios trabalharem de maneira organizada em prol dos ODS; e o Prospera, voltado à qualificação de gestores, líderes e servidores municipais para implementar políticas públicas alinhadas aos objetivos da ONU, além das iniciativas estaduais que envolvem os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI), com foco no enfrentamento do déficit habitacional.
Realizada pelo ONU-Habitat e pelo Governo de Xangai, a conferência teve como tema “Desenvolvimento inovador em direção a cidades inteligentes centradas nas pessoas”, reunindo cerca de 400 participantes para debater inovação e sustentabilidade urbana. Durante o evento, foi lançado o Manual de Xangai de 2025, que compartilha 21 estudos de caso sobre desenvolvimento urbano sustentável globalmente, e foi divulgado o Relatório de Aplicação do Índice de Xangai de 2025, que monitora o progresso das cidades na aplicação dos ODS.