O IOP – Instituto de Oncologia do Paraná acaba de receber a recertificação nível Excelência da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Com 30 anos de atuação, a instituição segue entre as principais referências no tratamento oncológico no estado, com quatro unidades em Curitiba (PR).
Sabrina Garcia, diretora de Operações da instituição, conta que a trajetória do IOP começou muito antes da acreditação ONA. “Desde a fundação da instituição, há 30 anos, a qualidade faz parte do nosso DNA, inicialmente consolidada pela certificação ISO, que trouxe organização e padronização aos processos. Quando iniciamos a jornada ONA, em 2015, o desafio foi integrar e expandir essa cultura para um modelo específico para serviços de saúde, exigindo um olhar ainda mais profundo sobre segurança, fluxo assistencial e governança”, explica.
A primeira certificação ONA da instituição foi conquistada em 2016. “Desde então, sustentar essa evolução até a recertificação atual significou alinhar múltiplas unidades, fortalecer o protagonismo das lideranças e garantir que cada colaborador compreendesse que os detalhes importam, e que neles reside a diferença para um cuidado seguro e de excelência”, complementa.
Acreditação e benefícios – “A acreditação ONA representa a continuidade natural de uma jornada construída ao longo de décadas. A ONA não é apenas uma certificação, é a materialização do nosso propósito institucional. Através de seus protocolos, tivemos a oportunidade de integrar nossas unidades sob um único modelo de gestão, reforçar a governança, organizar processos e assegurar que qualidade e segurança não sejam um projeto — e sim, o nosso compromisso permanente com a excelência”, afirma.
A recertificação de Excelência da ONA reafirma a consistência e a maturidade da prática realizada pelo Instituto. Para Josiane Vivian, gerente de Qualidade do IOP, entre os principais impactos positivos, destacam-se mais segurança para pacientes, familiares e equipes; maturidade institucional elevada, com equipes corresponsáveis e engajadas na melhoria contínua; credibilidade ampliada junto a parceiros, órgãos reguladores e sociedade; estímulo permanente à inovação, sustentabilidade e excelência no cuidado.
Para a gerente-geral de Operações da ONA, Gilvane Lolato, a recertificação em nível de Excelência do Instituto de Oncologia do Paraná reforça o compromisso da instituição com a qualidade. “A recertificação, nível Excelência, demonstra, mais uma vez, a dedicação do IOP em oferecer um atendimento seguro, humanizado e de altíssima qualidade à população”, afirma.
Sobre a ONA – Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 74% das certificações, o que corresponde a mais de 1.700 instituições, sendo 430 hospitais. Dos 380 mil serviços de saúde cadastrados no CNES, 0,45% das instituições de saúde são certificadas no Brasil.