Nesta terça-feira (23), prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados paranaenses do Republicanos se reuniram em Curitiba. O evento contou com a participação do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).
O presidente estadual da legenda, ex-deputado federal e comunicador Marcelo Almeida, reafirmou o objetivo de unir o Paraná em um projeto de desenvolvimento. “Fundamental esse evento para que possamos estar em sintonia, tendo como prioridade o crescimento do nosso estado, com ainda mais oportunidades para todos. Os filiados hoje estão cientes dos valores e metas do partido. Estamos todos unidos nesse projeto”, destacou.
Curi também destacou os frutos que essa união vem trazendo para os paranaenses. “Agradeço a oportunidade de estar aqui com os amigos do Republicanos. Enquanto o mundo está em guerra e Brasília trava essa batalha ideológica, aqui no Paraná nós trabalhamos. Hoje, nós temos a maior parceria da história do governo do estado com os municípios. Estamos fazendo grandes investimentos e realizando sonhos antigos da população”, afirmou o presidente da Assembleia.
Durante o encontro, foi lançado o vídeo manifesto do partido “O Paraná é Um Só”, que reforça a importância desta sinergia entre os agentes públicos. “Essa é nossa missão. Vamos trabalhar todos os dias para que esse projeto de integração total se concretize”, comentou Marcelo Almeida.

O advogado Cássio Prudente Vieira Leite, especialista em Direito Eleitoral, falou sobre prestação de contas com os participantes, que receberam ainda uma nova cartilha com regras eleitorais. A advogada Tailaine Costa falou sobre violência de gênero na política.
Para 2026, o objetivo do Republicanos PR é multiplicar por três o número de cadeiras na Câmara Federal e ampliar a representatividade na Assembleia. Com presença em 324 cidades paranaenses, o partido hoje tem um deputado federal, Diego Garcia e dois deputados estaduais, Cantora Mara Lima e Alexandre Amaro.
Nas eleições municipais de 2024, já sob o comando do atual presidente estadual, a legenda teve um crescimento de 93% em votos válidos, na comparação com o pleito anterior, de 2020. De 381.604 votos para prefeitos e vereadores em 2020, o partido passou a 736.878 votos válidos em 2024.
O número de prefeitos saltou de 5 para 16 e o de vice-prefeitos, de 9 para 17. Em 2020, a legenda elegeu 88 vereadores no Paraná e, atualmente, conta com 258 vereadores no estado. “Como o partido está em ascensão, estes encontros preparatórios são de primordial importância. Nos preparamos para sermos protagonistas em 2026 e 2028. Com coesão, a ideia é crescer, disputar eleições majoritárias e multiplicar cadeiras na Câmara Federal e Assembleia Legislativa”, afirma Marcelo Almeida.